Rechercher dans ce blog / Procurar neste blog

mardi 31 juillet 2012

Feitiçaria

Semana passada, no caos do futuro incerto, eis que o interfone toca: un colis pour moi! O sorriso foi imediato ao constatar que o paquet vinha de longe e de alguém muito, muito querida. Ganhei um livro de receitas da Gabi Fraga que disse ter pensado no presente depois de ler os meus posts por aqui (gracinha demais!). O engraçado é que o livro é a tradução do original em francês (Les recettes amoureuses d'une sorcière) que eu não conheço ainda. Para estrear o presente eu escolhi a receita 79 que é "um antiestresse para a noite" e assim eu aproveitava a época dos morangos aqui.

Compota de morango com vinagre de Modena


By Bru


Ingredientes (para 12 potes de 25g):
  • 500 g de morangos;
  • 400 g de açúcar;
  • suco de 1 limão;
  • 3 c. de s. de vinagre de Modena;
  • mistura de 5 pimentas em grão: pimenta preta, branca, rosa, verde e da Jamaica.
Modo de preparo:
  1. Lave os morangos delicadamente, seque-os em papel toalha e remova os caules;
  2. Coloque-os inteiros de molho com o açúcar, a mistura de cinco pimentas (uma volta no moedor de pimentas) e o suco de limão em uma panela própria para fazer geleia (ou seja, grossa e funda) por 12h;
  3. Após esse tempo de maceração, leve essa mistura ao fogo até ferver (cuidado porque ela sobe muito. Meu fogão ficou uma meleca...), retire a panela do fogo e deixe de molho por mais 12h na geladeira;
  4. Após esse tempo, retire da geladeira, coe o xarope (reserve a parte sólida correspondente aos morangos), mantenha-o na panela, leve ao fogo e deixe ferver (não tire o olho!). Cozinhe por mais 10 minutos;
  5. Adicione os morangos e cozinhe por cerca de 10 minutos até atingir o ponto de compota (eu acho a eu deixei tempo demais no fogo, ficou ponto de geleia e eu também amassei os morangos nessa fase porque eu queria poder comê-los com os iogurtes que eu tinha feito na véspera. Mas ficou bom do mesmo jeito!);
  6. Acrescente o vinagre, deixe ferver e em seguida reduza o fogo. Transfira a compota para os frascos de vidro e deixe esfriar antes de fechar os recipientes (conserve fora da geladeira, em um lugar longe da luz). A compota não deve ser fechada de imediato para evitar que os morangos venham à superfície. Espere esfriar antes de fechá-la.
Resultado: o Chéri ficou doce feito mel... comeu a compota com o iogurte e o mal humor foi embora! Sério mesmo.

O próximo feitiço será o n° 91 Como casar vestida de noiva? Acho que ele não resistira ao xarope de chá de flor de laranjeira...

Bonne journée à tous!

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire